sábado, 20 de outubro de 2012

Palestra "Biodiversidade"

Palestra sobre Biodiversidade com a Professora Doutora Maria do Carmo Lopes (Escola Superior Agrária de Coimbra) 


No dia 15 de outubro realizou-se na nossa escola uma palestra sobre biodiversidade e como podemos protegê-la, organizada pelo Clube de História e Geografia em parceria com o Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem (CERACH).

Esta palestra é a primeira atividade de um conjunto de muitas outras, ainda a realizar, no âmbito do protocolo assinado pelo CERACH e o Agrupamento de Escolas Miranda do Corvo.

A “ponte” entre a palestra e o CERACH foi feita pelo doutor Fernando Fava, que apresentou a convidada palestrante Professora Doutora Maria do Carmo Lopes.

Ao longo da palestra abordaram-se temas como a biodiversidade, a história da vida na terra, a variedade de vida, os perigos ocorrentes na Natureza, a forma como usamos e valorizamos a biodiversidade, o valor económico da Natureza e formas de a proteger.

Primeiramente, a Professora Doutora Maria do Carmo Lopes referiu a biodiversidade como a riqueza da vida na Terra, depois explicou a separação da Pangeia e os variados tipos de vida no planeta: genética, específica e habitats e ecossistemas, sendo 1.7 a 70 Milhões de espécies.

Seguidamente falou-nos dos problemas existentes nos ecossistemas como a extinção e destruição de habitats, a erosão, mudanças climáticas, degradação dos solos, entre outros.

Pudemos concluir que a biodiversidade precisa de ser protegida, no entanto tivemos também conhecimento de muitas formas de o fazer: áreas protegidas, Rede Natura 2000, Parques Naturais entre outros.

Agradecemos à professora doutora Maria do Carmo Lopes por nos ajudar a perceber o quão é importante conservar o ambiente se queremos ter diversidade natural e qualidade de vida.

Beatriz Sousa 11ºC

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

"Memorial Republicano" - notícia no Diário de Coimbra



EVOCAÇÃO DA REVOLUÇÃO REPUBLICANA DE 5 DE OUTUBRO DE 1910

Notícia na página do AEMC:
Escrito por José Brandão
Segunda, 08 Outubro 2012 12:01

Decorreu no dia 4 de outubro, uma Palestra subordinada ao tema: Evocação da Revolução Republicana de 5 de outubro de 1 910.
Foi com enorme entusiasmo que o repleto Auditório da Escola José Falcão recebeu o Exmo. Sr. Prof. Dr. Amadeu Carvalho Homem, orador nesta iniciativa do Grupo Disciplinar de Historia e do Clube de Historia e Geografia.

Veja as fotos na página do AEMC:

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Comemorações da Implantação da República em Miranda do Corvo

A Implantação da República em Portugal foi mais uma vez assinalada em Miranda do Corvo.


O programa das comemorações iniciou-se na Praça da República, pelas 10h00, com a realização da cerimónia do hastear da bandeira. 

Miranda do Corvo não tinha a República na sua toponímia. Face a esta lacuna, a câmara municipal requalificou um espaço na vila, atribuindo-lhe o nome de “Praça da República”

Pelas 10h30 foi inaugurada, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, a exposição “A I República na Génese da BD e no Olhar do Século XXI”, que reúne ilustrações, caricaturas e pranchas dos primórdios da Banda Desenhada em Portugal, bem como revistas e jornais de época. 

A Banda Desenhada foi, desde os seus primórdios, e é até hoje, um importante instrumento de consciencialização social, funcionando como um espelho das sociedades, na sua vertente política e em quase todas as outras. 

Em Portugal, o Republicanismo foi um impulsionador decisivo da caricatura e do cartoonismo, numa era em que a sátira social muito aproveitou a nova liberdade expressiva. Da caricatura e do cartoon nascerá a Banda Desenhada, por um desenvolvimento expressivo da vinheta que encaminhará a caricatura e o cartoon para a narrativa gráfica. 

A exposição, produzida pela Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de BD e Imagem, estará patente até ao dia 31 de Outubro

A terminar o programa, um concerto pela Filarmónica Mirandense, na Praça José Falcão, pelas 11h30.

MR5O


Em Coimbra, o MR5O cumpriu o seu dever. Executou-se todo o programa, tal como tinha sido delineado.

A homenagem ao falecido Major-General Augusto José Monteiro Valente foi um momento de enorme emoção, compartilhado por muitas e muitas pessoas que nos acompanharam. 

No almoço, que se seguiu, estiveram quase quatro dezenas de Companheiros. 

CONTINUAREMOS. O nosso próximo encontro realizar-se-á em 31 de Janeiro de 2013.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

MR5O - Coimbra

No 5 de Outubro, os republicanos reunem-se e confraternizam.

Em Coimbra, pelas 12h15, junto ao Monumento ao 25 de Abril, evocaremos a memória de um grande Amigo, de um militar de Abril , que foi também um impecável Republicano. Estou a referir-me ao Major-General Augusto Monteiro Valente, o qual será evocado por um dos mais brilhantes colaboradores deste Grupo Aberto, ou seja, pelo Companheiro Carlos Esperança. Alguns de nós - cerca de 40 - irão seguidamente confraternizar num almoço. E faremos aí uma reflexão sobre o que foi, o que está a ser e o que poderá vir a ser o MR5O - Coimbra.

 O compromisso antecipado, que urge aprofundar, é este: ninguém nos roubará a memória do 5 de Outubro. Ninguém conseguirá travar o nosso Republicanismo. E ninguém nos conseguirá colocar ao serviço de projectos que não são os nossos. 

VIVA A REPÚBLICA !

Por: Amadeu Carvalho Homem

"Amanhã vamos festejar o 5 de Outubro."

Amanhã vamos festejar o 5 de Outubro.

Terá de ser um dia de afirmação e de luta. Afirmaremos os nossos princípios de Liberdade, a primeira das condições do Progresso, da Igualdade de Oportunidades, uma das condições da Justiça Social, e da Solidariedade Social, condição essencial de protecção aos mais fracos. 

E lutaremos contra o Poder governamental CELERADO que nos dirige. Deste Poder onde a Liberdade é uma farsa, a Igualdade de Oportunidades uma burla e a Solidariedade Social um enorme embuste. Vamos trabalhar activamente pela Democracia. 

VIVA A REPÚBLICA !

Livro "Memorial Republicano"




 Lançamento da obra "Memorial Republicano", 
de Amadeu Carvalho Homem e Alexandre Ramires
5 outubro - 19h00
Quartel da Brigada de Intervenção
________________________________
______________________________________________


  
«Quarta-feira, 3 de Outubro de 2012

MEMORIAL REPUBLICANO

Vai ser apresentado no próximo dia 5 de Outubro de 2012, em Coimbra, no Quartel da Brigada de Intervenção, pelas 19 horas, o livro do Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem e Alexandre Ramires, intitulado Memorial Republicano

A apresentação, conforme se confirma pelo convite vai ser feita por António Arnault e João Paulo Almeida e Sousa. 

Com os votos de maior sucesso para esta iniciativa que serve também para lembrar que a República / Res Publica tem memória, teve um passado, vive o presente e está virada para o futuro. 

Saúde e Fraternidade A.A.B.M. Publicada por Almanaque Republicano em 23:49»

Coimbra - Comemorações do 5 de Outubro

 O MOVIMENTO REPUBLICANO 5 DE OUTUBRO, de Coimbra, propõe-se honrar a efeméride referente à implantação da República em Portugal através das seguintes iniciativas, a realizar no próximo dia 5 de Outubro:

12h15 – Concentração de Republicanos junto do monumento ao 25 de Abril, em Coimbra , onde se fará a evocação da figura do Major-General Augusto Monteiro Valente, recentemente falecido. A alocução evocativa estará a cargo de Carlos Esperança. 

13h00 – Almoço de confraternização no Restaurante “Still Is”, com marcação prévia. Esta deverá fazer-se, até ao dia 2 de Outubro, através dos seguintes contactos: e-mail – anabela8@hotmail.com ; telm – 934141813. O almoço terá o custo aproximado de 15 euros e as inscrições são limitadas. 


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Palestra "A República e a Cidadania"

Dia 4 de Outubro - 5ª feira

Evocação da Revolução Republicana de 5 de Outubro de 1910, no Auditório da Escola José Falcão, pelas 14h30

Palestra “A República e a cidadania”, pelo Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem.

Organizção: Grupo Disciplinar de História; Clube de História e Geografia; Agrupamento de Escolas de Miranda do Corvo.  

 Sessão aberta a toda a comunidade escolar! Comparece e participa!