quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Reportagem sobre a palestra “Energias Alternativas”

  
   
   No dia 15 de Fevereiro, no Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem na Biblioteca Municipal Miguel Torga, realizou-se a palestra subordinada ao tema “Tópicos sobre Energias Alternativas”

   Esta palestra, no âmbito do protocolo criado entre o CERACH e o Agrupamento de escolas Miranda do Corvo, teve como orador o professor universitário Carlos Sá Furtado. Nesta palestra foram abordados tópicos diversos, relacionados com as energias alternativas, tais como: o que é a energia, as unidades de energia, as fontes de energia e as energias renováveis. 

   Através de uma conversa agradável e acessível por parte do Professor, este abordou os diversos tipos de energia renovável: hídrica, solar, eólica, geotérmica, biomassa, ondas e marés e nuclear. 

   No final, os alunos presentes colocaram questões e pediram opinião sobre o projeto de recomendação no âmbito da participação no Parlamento de Jovens. 

    Agradecemos à professora envolvida na organização da palestra, Professora Anabela Monteiro, ao orador Professor Carlos Sá Furtado, ao anfitrião Professor Amadeu Carvalho Homem, bem como a presença do Diretor, Professor José Manuel Simões, bem como do professor Fernando Fava e das professoras Maria João Costa e Filomena Amaral.

 Beatriz Sousa, 11ºC





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

"Energias Renováveis e História das Energias"

No próximo dia 15 de Fevereiro, pelas 14h30, o professor Carlos Sá Furtado irá falar sobre energias renováveis e História das energias.

O evento terá lugar na sala do CERACH na Biblioteca Municipal e insere-se nas atividades, ao abrigo do protocolo assinado entre o Agrupamento de Escolas e o próprio CERACH. 

O público alvo são os alunos do secundário, principalmente o 10º ano C e o 12º ano C. 

É a terceira tertúlia a realizar ao abrigo deste protocolo. 

Aberto a outras turmas e à comunidade mirandense!


segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SOBRE O "MOVIMENTO REPUBLICANO 5 DE OUTUBRO"

Após o inegável sucesso do jantar evocativo do 31 de Janeiro, em MIRA, não será descabido que recordemos, uma vez mais, o conjunto de critérios cívicos e políticos que asseguram a validade deste Colectivo.

Enumeremo-los: 

- O MOVIMENTO REPUBLICANO 5 DE OUTUBRO existe para:

Preservar, manter e divulgar os valores do Republicanismo (igualdade de oportunidades e igualdade dos Cidadãos perante a lei, liberdade de consciência sob todas as suas formas, fraternidade social, pluralismo cultural e político, multiculturalismo, probidade exemplar na administração dos Bens Públicos e denúncia de todas as formas de corrupção). 

Evocar habitualmente mas especialmente em momentos muito significativos (31 de Janeiro, 25 de Abril e 5 de Outubro ) as figuras e as memórias do Republicanismo. 

Chamar as novas gerações à prática dos valores republicanos. 

Manter uma atitude interveniente e crítica em relação ao modo como se desenvolve a política local, regional e nacional, aferindo-a sempre com base nos critérios republicanos. 

Encorajar a criação de uma rede de organizações locais, susceptíveis de materializar este projecto. 

Promover palestras, colóquios e toda a sorte de intervenções públicas que se orientem de acordo com tais valores. 

Reivindicar, em todos os momentos, que seja reposto o 5 de Outubro como feriado nacional. 


Professor Doutor Amadeu Carvalho Homem

Comemoração da Revolta de 31 de Janeiro de 1891