sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Comemorações da Implantação da República em Miranda do Corvo

A Implantação da República em Portugal foi mais uma vez assinalada em Miranda do Corvo.


O programa das comemorações iniciou-se na Praça da República, pelas 10h00, com a realização da cerimónia do hastear da bandeira. 

Miranda do Corvo não tinha a República na sua toponímia. Face a esta lacuna, a câmara municipal requalificou um espaço na vila, atribuindo-lhe o nome de “Praça da República”

Pelas 10h30 foi inaugurada, na Biblioteca Municipal Miguel Torga, a exposição “A I República na Génese da BD e no Olhar do Século XXI”, que reúne ilustrações, caricaturas e pranchas dos primórdios da Banda Desenhada em Portugal, bem como revistas e jornais de época. 

A Banda Desenhada foi, desde os seus primórdios, e é até hoje, um importante instrumento de consciencialização social, funcionando como um espelho das sociedades, na sua vertente política e em quase todas as outras. 

Em Portugal, o Republicanismo foi um impulsionador decisivo da caricatura e do cartoonismo, numa era em que a sátira social muito aproveitou a nova liberdade expressiva. Da caricatura e do cartoon nascerá a Banda Desenhada, por um desenvolvimento expressivo da vinheta que encaminhará a caricatura e o cartoon para a narrativa gráfica. 

A exposição, produzida pela Câmara Municipal da Amadora/Centro Nacional de BD e Imagem, estará patente até ao dia 31 de Outubro

A terminar o programa, um concerto pela Filarmónica Mirandense, na Praça José Falcão, pelas 11h30.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: