Objetivos do CERACH



O “Centro de Estudos Republicanos Amadeu Carvalho Homem” (CERACH) foi criado pela Câmara Municipal de Miranda do Corvo e encontra-se integrado na Biblioteca Municipal Miguel Torga, da mesma localidade. 

Tem como objectivos fundamentais a preservação, difusão e defesa do património valorativo republicano, não numa perspectiva imobilista e simplesmente comemorativa, mas na óptica da adaptação e da resposta aos novos tempos e anseios colectivos. 

Ao reivindicar este desiderato, o CERACH irá eleger como um dos aspectos nucleares da sua missão a formação cívica e política da população, sobretudo da mais jovem, recusando quaisquer instrumentalizações meramente partidárias, mas adoptando a teoria e a prática dos valores e dos princípios da Democracia Republicana.

A par deste escopo fundamental, o CERACH colocará o seu núcleo bibliográfico à disposição de todos os que quiserem estudar o fenómeno histórico e sociológico do republicanismo, encontrando-se prevista a edição de textos originais, elaborados, neste âmbito, pelos investigadores. 

As estratégias a adoptar para que estas finalidades sejam alcançadas serão aferidas, momento a momento, com a Câmara Municipal de Miranda do Corvo e com a Biblioteca que se encontra na sua dependência.

CERACH

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: