sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

UMA AGENDA-PLANNING


Aquele homem preocupado e carrancudo entrou na pequena papelaria de bairro, que funcionava no aproveitamento de um vão de escada, e esperou a sua vez. A empregada, ruiva, com pernas magríssimas, interrogou-o "à brasileira" : - Pois não ?
Ele respondeu - Pois sim ; queria uma agenda-planning.
- Uma quê ? - disse a ruiva.
- Queria saber se vendem aqui agendas-planning.
- Nós vendemos agendas, sim. É uma agenda quê ?
-Planning, menina, planning. É para eu poder programar a minha vida.
-Mas o senhor só programa a sua vida com agendas?
-Mau - disse o homem, cada vez mais carrancudo.
- Mau, ou agenda-planning ? - replicou a pernas- de-camarão.
- Eu não estou habituado a ser tratado assim quando entro numa loja para comprar.
- Acredito, mas o Senhor ainda não comprou nada.
- Mas quero comprar uma agenda-planning.
- Confesse que é por não saber planear a sua vida pela sua cabeça ! - e a ruiva deu uma gargalhadinha.
- Olhe uma coisa e de uma vez por todas - replicou o homem, afogueadíssimo, quase apoplético - tem ou não tem agendas-planning?
- É conforme a natureza e alcance do seu planeamento - declarou a ruiva, com arrogância.
- Mas o meu planeamento é só comigo ! Ora não querem ver isto ? O que a Senhora tem de me dizer é se tem à venda, ou não agendas-planning.
- E eu estou farta de lhe dizer que só poderei responder a essa pergunta se o Senhor me disser como planeia a sua vida. É à semana ? Ao mês ? trimestralmente?
- Mas o que é que a Senhora tem com isso.
- Tenho tudo. Tudo ! Sou eu que lhe venderei - ou não - uma agenda-planning.
O homem, mais vermelho do que um tomate, afirmou, pomposo e grave:
-Traga-me o livro de reclamações !
- Qual livro ? - contrapôs a ruiva de pernas-de-canivete.
- O de reclamações - contrapôs o homem.
- Mas olhe que temos melhor. Repare : colecção completa do Rintintin ; números esparsos da "Colecção Vampiro" ; os três últimos números da "Maria", com o Tony Carreira na capa em dois deles. E pede-me o Senhor a sensaboria de um livro de reclamações ???
O Senhor preocupado e carrancudo já não quis ouvir mais. Saiu da papelaria e foi direitinho a um polícia, ao qual contou todo o lamentável episódio. O polícia deu-lhe razão e prontificou-se a acompanhá-lo à tal papelaria de "vão de escada".
Quando lá chegaram, a tal serigaita ruiva já não se encontrava ao balcão. Estava lá uma Senhora corpulenta, toda vestida de preto e com uma verruga.
O homem carrancudo dirigiu-se-lhe, fazendo um esforço infinito para falar com urbanidade:
- Minha Senhora, venho aqui com este agente da Autoridade para apresentar uma reclamação. A sua empregada ruiva, segundo imagino, esteve a troçar comigo durante mais de dez minutos e não me soube dizer se eu podia ou não comprar aqui uma agenda-planning.
-Empregada? Ruiva ? Mas eu sou sozinha, viúva há mais de doze anos, sempre à frente deste pouco rendoso negócio. Pelo que vejo, o Senhor quer uma agenda-planning. Muito bem. Do que se trata é de saber como o Senhor planeia a sua vida. É à semana ? ao mês ? trimestralmente ?
O homem carrancudo teve um acesso de tosse e morreu ali mesmo. Redondo. Instantâneamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário: